Ensino Médio

O Ensino Médio tem como objetivo maior atuar na consolidação da autonomia intelectual e moral do aluno dentro de duas grandes perspectivas. A primeira coloca o conhecimento como objeto de ensino e aprendizagem, mas também como objeto de pesquisa e reflexão. A segunda perspectiva diz respeito à atuação do jovem na sociedade, tendo como parâmetros de ação os conhecimentos e experiências vividos no espaço escolar.

O foco é a formação continuada do indivíduo como um todo, priorizando os valores éticos, morais e o respeito ao ser humano. A preparação para os processos de ingresso no Ensino Superior ganham novo ritmo porque ainda na 1ª série os alunos já participam de processos seletivos, como o Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco.

Seguimos com a proposta do Bernoulli, através da qual os alunos da 1ª e 2ª séries realizam, em cada uma das três etapas, um simulado no modelo Enem, aplicado em horários e dias pré-determinados. A aplicação de projetos pedagógicos por área de conhecimento, a organização e o planejamento de suas vidas são indispensáveis para os alunos. Pensando nisso, nossa equipe psicopedagógica é um apoio importante na organização dos horários de estudo e acompanhamos o dia a dia dos alunos, promovendo com atenção o bem estar físico e emocional de cada um.

Os Itinerários Formativos já são realidade para os alunos Damas, quando na 1ª série os estudantes têm a experiência teórica e prática por áreas de conhecimento que são do seu maior interesse. As áreas estão elencadas da seguinte forma: Linguagens e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; Ciências humanas e sociais aplicadas e formação técnica e profissional. A proposta, aliada à BNCC, reconfigura as trajetórias de aprendizagem tradicionais apostando no ensino baseado na identificação e resolução de problemas.

São objetivos gerais:

a) Consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento dos estudos;

b) Aprimorar o educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

c) Desenvolver a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada componente curricular; e

d) Utilizar metodologias de ensino e de avaliação que estimulem a iniciativa dos estudantes, que incentivem a busca pelo conhecimento e pelo exercício da cidadania.