Colégio Santa Cristina trabalha conscientização do autismo no ambiente escolar

06/04/2022 às 10h54

No último dia 02 de abril, foi lembrado em todo o Brasil o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, e no Colégio Santa Cristina o tema foi abordado com alunos, família e colaboradores.

A Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) abordou o tema por meio de cards educativos enviados aos funcionários, além de distribuírem laços azuis, símbolo do autismo em todo o país.

Em sala de aula, foram realizadas atividades com os estudantes, onde eles puderam escrever palavras e frases de apoio à conscientização e, depois, expô-las em um mural que está fixado na entrada do colégio.

De acordo com a psicóloga escolar Gleice Silva, uma das integrantes do projeto, é importante trabalhar esse tema com as crianças desde cedo, afim de que todos sintam-se acolhidos no ambiente.

“O ambiente escolar inclusivo é aquele em que, em primeiro lugar, a diferença é reconhecida e valorizada, sendo fundamental que todos envolvidos sintam-se seguros, confiantes e acolhidos. Dialogar sobre a conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar tem sido uma ação imprescindível para que se tenha conhecimento sobre as informações que norteiam o transtorno. Conscientizar significa: romper preconceitos; favorecer inclusão; adaptar linguagens; conhecer limitações; promover socialização; descobrir habilidades e potencialidades; ressignificar vínculos; fortalecer fragilidades; proporcionar novas oportunidades…”, disse Gleice.

“Sabendo que conscientização é ato de fazer com que alguém saiba algo ou passar a conhecer alguma coisa o ambiente familiar necessita dessa compreensão para o desenvolvimento de todos envolvidos. Através da conscientização pode-se romper preconceitos, favorecer inclusão, adaptar linguagem, conhecer limitações, promover socialização, descobrir habilidades e potencialidades, favorecer vínculos e ressignificar fragilidades”, ressaltou Suênya Thaysa, psicóloga escolar do Colégio Santa Cristina.