
16/06/2024 às 14h30
Uma aula de culinária repleta de aprendizados matemáticos! Foi assim a construção de conhecimentos sobre medida e quantidade com os alunos do Infantil 3 B. Eles tinham o desafio de fazer um bolo seguindo as instruções da receita e trazendo os ingredientes na proporção certa. Entre farinha, fermento, ovo e manteiga, muitos sorrisos com essa aprendizagem significativa.
Durante a atividade, as crianças foram incentivadas a utilizar medidores como xícaras e colheres, aprendendo a importância de medir com precisão para que a receita tivesse sucesso. Essa experiência prática permitiu que eles aplicassem conceitos matemáticos de forma concreta, entendendo melhor a relação entre números e quantidades.
Enquanto misturavam os ingredientes, as crianças também exploraram conceitos científicos, como as mudanças de estado físico (sólido para líquido) e as reações químicas que ocorrem durante o cozimento. Observaram como o fermento faz a massa crescer, conectando a atividade culinária com princípios básicos de ciências.
A aula de culinária foi um exemplo perfeito de aprendizagem interdisciplinar, onde matemática, ciência e habilidades de vida prática se uniram em uma atividade divertida e educativa. As crianças não só se deliciaram com o bolo, mas também ganharam uma compreensão mais profunda e concreta dos conceitos que exploraram, tornando a experiência memorável e enriquecedora.