COLÉGIO SANTA CRISTINA

NOSSA HISTÓRIA

Em 23 de janeiro de 1923, era fundado o Colégio de Santa Cristina, terceira instituição da Rede Damas Educacional. Seguindo o ideal de Madre Agathe, o grupo formado por oito religiosas e uma leiga enfrentou três meses de viagem da Europa para instalar-se no Brasil. Em 15 de outubro de 1896, orientadas por Madre Loyola, as primeiras representantes do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã chegaram ao porto do Recife. Foram elas as Irmãs Marie Alphonse Cloes, Marie Elisabeth Dobbelaere, Barbe Duchaine, Gabrielle de Vreese e Sylvie Goethls. Estabeleceram-se em Olinda, no Convento de São Francisco - primeira casa da Congregação no Brasil - onde já ofereciam aulas de música ao internato.

Com a eleição do 1º Bispo de Nazaré, o Revmo. Padre Ricardo Ramos de Castro Vilella, a cidade se revestiu de orgulho, riso e dignidade para ir ao encontro do seu bispo. O novo Bispo arregaçou as mangas e mergulhou nos pequenos e grandes problemas que foram surgindo. Sua pequena cidade era interiorana, rodeada por numerosos engenhos, que exploravam a monocultura canavieira. Inspirado na Diocese de Garanhuns, que possuía um colégio religioso desde 1912, fundado pelas irmãs belgas das Religiosas da Instrução Cristã, escolheu a educação religiosa como uma das bases do seu governo episcopal.

Nazaré já investia no Colégio Diocesano Bento XV, para rapazes e o novo Bispo resolveu transferi-lo para outro local, surgindo, então, um internato de meninas dirigido pelas Religiosas da Instrução Cristã. O primeiro dia de aulas do Colégio de Santa Cristina, hoje Colégio Santa Cristina, aconteceu no dia 1º de fevereiro de 1923, segundo o que foi noticiado em 02 de fevereiro de 1923, no jornal da época, Gazeta de Nazareth.

MISSÃO E VALORES

O Colégio Santa Cristina vivencia o carisma do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã: "Sacrificar-se e consagrar-se inteiramente à Juventude".

Missão

Formar a pessoa humana com base nos valores cristãos, éticos e acadêmicos, de maneira participativa e comprometida, encarnando a face atual do Cristo educador para construir uma sociedade sustentável.

1. Revelar a face atual do Cristo educador;

2. Duc in Altum – Avançar para águas mais profundas;

3. Promover o conhecimento científico e a pesquisa;

4. Respeito e acolhimento à pessoa humana como imagem e semelhança de Deus;

5. Tudo fazer bem com amor e alegria, competência e ousadia;

6. Diálogo, escuta e discernimento;

7. Observância do direito e a prática da justiça;

8. Educar com firmeza e afeto;

9. Comprometimento, ética e transparência.

Hino do Colégio

Ondulam canaviais nos campos,
Verde messe perfuma o Brasil:
Alegrai-vos colinas e vales
Refletindo esse manto de anil.
No Colégio de Santa Cristina,
Preparamos o nosso porvir.
Sob as luzes da graça divina
Aprendemos a amar e servir!

Novos membros do Corpo de Cristo
Novas pedras na Igreja do Amado.
Eis na prece, no estudo e na vida,
Construímos o Templo Sagrado.

Testemunhas de Cristo na Terra
Testemunhas na Escola e no lar;
Nossa vida é da Igreja e da Pátria,
Onde o Cristo há de sempre reinar.

Pois da Pátria a futura esperança
Estampada no verde pendão,
Não são pedras, nem ouros, nem matas;
Mas, ó jovem, é teu coração!

No Colégio Santa Cristina
Novo lar, nova fonte de amor
Nós crescemos na vida divina
Em saber, em virtude e valor!

Áudio