Baixe gratuitamente o aplicativo
Colégio Santa Cristina, para pais e alunos!

Use grátis o app!

Livro sobre chegada das Religiosas ao Brasil é lançado no Recife

06/10/2021 às 14h23

Mais do que uma obra que relata a saga de oito religiosas e uma leiga belgas rumo às terras brasileiras, o livro “História das Damas Cristãs no Brasil”, de autoria de Madre Tarcísia Pitanga de Mesquita, é uma publicação que apresenta um testemunho de fé e coragem. A obra está disponível ao público novamente em uma edição comemorativa aos 125 anos de atuação das Religiosas da Instrução Cristã no país.

O lançamento foi realizado, no último domingo (3), na Livraria Jaqueira do Paço Alfândega, no Recife (PE), e contou com a presença de religiosas, colaboradores da Rede Damas Educacional e famílias dos educandos. O livro custa R$ 80 e, por enquanto, pode ser adquirido apenas nas duas unidades físicas da Livraria Jaqueira, no Recife.

Parte do valor arrecadado com a venda dos exemplares será destinado à Rede de Misericórdia Sem Fronteiras, projeto social que acolhe e cuida de migrantes venezuelanos da etnia indígena Warao, que estão presentes na capital pernambucana. A ação é realizada pelo Centro Social Dom João Costa em parceria com o Serviço de Pastoral do Migrante do Nordeste (SPMNE).

A superiora provincial do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã no Brasil, Irmã Cleonice Santos, falou da satisfação em lançar uma obra que relata o início da missão no país. “Trazer uma nova edição deste livro nos remonta à nossa origem e, ao mesmo tempo, à contemplação de Deus, que chamou as irmãs para serem missionárias, aqui, no Brasil”, afirmou.

“São 125 anos de amor à juventude e isso mostra a força do nosso carisma, que alcança e resgata tantas vidas, assim como também nos move a continuar esta missão. Um ideal de Madre Agathe que perdura há quase 200 anos. É um tempo de festa e um convite para alargar ainda mais o coração”, comemorou a superiora.

LIVRO – Além de contemplar os primeiros desafios que envolveram a viagem e os primeiros anos de estadia no Brasil, a obra também relata momentos cativantes e bem-humorados vivenciados pelas irmãs. Além disso, a publicação apresenta fotos e trechos de correspondências das religiosas que revelam particularidades pessoais de cada uma. As pessoas que se interessam pela história de Pernambuco do final do século 19 e início do 20 estarão diante de uma grande oportunidade de leitura.